FIQUE SABENDO:Quais os riscos de colocar aparelho ortodôntico apenas por estética?

Durante a adolescência a aparência física assume uma importância significativa na construção da identidade pessoal. Fatores sociais, culturais, psicológicos e pessoais influenciam na autopercepção do corpo e, inclusive, da aparência dentária. Moda, consumo e status estão interligados. Não podemos impor ou proibir um comportamento, mas podemos esclarecer as consequências de cada escolha.


A instalação dos aparelhos falsos tem sido feita por pessoas sem formação odontológica e sem o mínimo cuidado com a higiene e biossegurança. As ligaduras elásticas (borrachinhas coloridas) acumulam muitos resíduos. Sem orientação de higiene adequada e sem o acompanhamento de um profissional responsável, haverá um grande aumento de biofilme ao redor do fio e do elástico, que pode levar à descalcificação do esmalte dos dentes (manchas brancas), inflamação gengival, tártaro, sangramento, cárie e mau hálito.

O aparelho instalado sem planejamento e sem controle de um profissional habilitado pode causar movimentos inadequados dos dentes. Isso pode aumentar o desalinhamento e provocar reabsorção óssea de forma irreversível, levando até a perda de dentes.

A movimentação desordenada dos dentes compromete a oclusão, a mastigação e o funcionamento da ATM (articulação têmporo mandibular). Isso pode resultar em dores na face, de cabeça e de ouvido por causa da alteração dos movimentos dos músculos da mastigação.

A Odontocenter possui uma estrutura totalmente voltada para o seu conforto e comodidade. As nossas salas de atendimento são equipadas com modernos equipamentos odontológicos.Assegure a saúde dos seus dentes e marque a sua consulta de revisão!

☎Ligue e marque uma avaliação  Faça-nos uma visita e agende a sua consulta para tirar todas as suas dúvidas, aguardamos você. Av. Gomes de Sousa, 26 - Centro Itapecuru-Mirim /MA (98)3463-1500 / (98)9.8748-9627 Email: odontocenter10@hotmail.com

Texto e Reportagem:Cristiano Dias (Radialista e Jornalista)