SEGURANÇA MA:Conselho Comunitário Pela Paz de Matões do Norte (MA) toma posse no próximo dia 30

Por Abimael Costa

A frente de uma gestão popular e participativa, onde o povo é sempre convidado a tomar parte das ações e decisões do governo municipal, o prefeito padre Domingos Costa administra em parceria com o governo do estado e demais poderes constituídos, contribuindo com ações efetivas e pontuais, e dividindo responsabilidades em todas as áreas. 

Com a segurança pública não é diferente. Árduo defensor do que preceitua o artigo 144 da Constituição Federal, de que a segurança pública, além de ser dever do Estado, e também direito e responsabilidade de todos, Padre Domingos Costa vem ampliando e fortalecendo a parceria para assegurar a manutenção da ordem e da paz no município.

Como fruto deste novo modelo de gestão, na última quinta-feira (25), foi implantado oficialmente em Matões do Norte, o programa Pacto da Paz. Durante reunião realizada no auditório da Secretaria de Educação do município de Cantanhede, a prefeitura do município firmou parceria com o governo estadual, através da Secretaria de Estado da Segurança  Pública com vistas a implantação do programa Pacto Pela Paz em Matões do Norte.

Na importunidade, Equipe de Coordenação Estadual do Pacto pela Paz proferiu palestras sobre o significado do Pacto pela Paz, sua importância, suas ações e conquistas. O público presente foi solicitado a votar para a formação do conselho. Na oportunidade foram escolhidos por aclamação popular, os Conselheiros Comunitários pela Paz que atuarão em no município.

A posse dos eleitos está marcada para o próximo dia 30, às 9h, no auditório da Secretaria de Educação de Pirapemas, com a presença do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, o coordenador do Pacto Pela Paz, Dicival Gonçalves, e equipe do programa que articula as forças de segurança com a sociedade civil para a promoção da paz no estado.

FORMAÇÃO E PAPEL DO CONSELHEIRO

Para compor o Conselho Comunitário Pela Paz, os conselheiros eleitos passam por formação e recebem uma carteira, documento que os habilita a exercer as atividades do conselho em sua comunidade.

É papel dos Conselhos Pela Paz promover palestras e outras atividades que promovam a cultura de paz e a prevenção da criminalidade. Os primeiros conselhos foram implantados em São Luís e o programa se expande para outras cidades maranhenses.

#Assessoria de Comunicação 
#Administração com Participação