I Fórum Comunitário do Selo Unicef é realizado em Matões do Norte/MA

Matões do Norte deu um importante passo no referencial ao cuidado com a Primeira Infância. Por duas vezes consecutivas, o município concorre ao Selo do Fundo das Nações Unidas Pela Infância (Unicef), e agora sediou algo inédito no município, a entrega de certificados para a edição 2017-2020.

O evento ocorreu nesta última quarta - feira (25), no Centro Comunitário de Múltiplo Uso. A cerimônia seguiu no objetivo de assumir um compromisso de elaborar em processo participativo, um diagnóstico da situação da população de zero a 17 anos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam as meninas e meninos.

Segundo o secretário de Assistência Social, Augusto Rocha “O município de Matões do Norte mostrou uma parceria atuante durante todo o processo de formação e implementação do Selo, acolhendo a iniciativa e sendo uma referência para todos os municípios da região”.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Padre Domingos Costa, do secretário de Assistência Social, Augusto Rocha, da secretária de Saúde, Maria José, da secretária de Educação, Erlone Mendes, do presidente da Câmara, Joaquim da Agricultura, bem como representantes do Selo Unicef na cidade e representantes da sociedade civil organizada. Nos discursos, autoridades e representantes da sociedade destacaram a importância do trabalho articulado entre as secretarias para que as ações voltadas às crianças e adolescentes possam efetivamente melhorar os indicadores.

O evento também contou com a presença de representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, representantes da Juventude entre outros seguimentos da sociedade. Durante o Fórum Comunitário, foi apresentada a comissão Inter setorial Pró Selo Unicef. Comissão responsável pelas ações que serão desenvolvidas no município.

Após os discursos iniciais, os trabalhos começaram com a apresentação do diagnóstico do município apresentado por diversas secretarias. 

Em seguida foram formados os grupos, onde foram formuladas propostas para serem implantadas no município com a proposta de fomentar a implementação de um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social para garantir a equidade no acesso aos direitos para cada criança e adolescente, sem distinção de cor, gênero, credo, condição social, local de nascimento, ou condição pessoal.

"Sinto - me honrado por saber que nosso município cumpre hoje sua missão de desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes, vamos juntos monitorar para termos os objetivos alcançados por meio desses debates e dos fóruns comunitários. A prefeitura faz sua parte e os resultados já são sentidos pela população”, pontuou o prefeito.

PREFEITURA DE MATÕES DO NORTE
ADMINISTRAÇÃO PADRE DOMINGOS 
COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO