Prefeito Padre Domingos tranquiliza os nortematoenses: o município entrará 2019 com a folha de pessoal em dias - "antes de eu ser prefeito, eu sou ser humano"

Por Abimael Costa

Prefeituras de pequenos e médios municípios brasileiros que dependem quase que exclusivamente de repasses federais, há algum tempo estão imersas em uma grave e profunda crise financeira que está inviabilizando a manutenção da normalidade nas administrações.O tema que tem sido cada vez mais objeto de debates e discussões, e que passou a ocupar o centro das atenções do executivo e legislativo estadual e federal por conta de sua urgência e gravidade, tomou as ruas das cidades atingidas, onde a população sente na pele os efeitos da falta de recursos.

Com folhas de pagamento atrasada em vários meses, e obrigados a cortar na própria carne, reduzindo drasticamente o quadro de pessoal e por conseguinte diminuindo a oferta de serviços; parando, adiando e suspendendo novos investimentos, sob pena de serem atuados na Lei de Responsabilidade Fiscal e denunciados por improbidade administrativa, os prefeitos entram em pânico, já que ficam entre a cruz e o punhal. 

Pressionados pela população que cobra com toda razão o cumprimento das promessas de campanha e, por outro lado acuados por grupos de oposição que  de olho em 2020, atuam de forma hipócrita, irresponsável e desleal, promovendo motins, liderando e insuflando movimentos revoltosos contra o gestor, a quem apontam covardemente como a causa de todos os problemas.


Os prefeitos precisam além de muita humildade e coerência, ter competência,  jogo de cintura, uma excelente e coesa equipe de governo, uma assessoria de comunicação ágil e eficiente e cima de tudo muita força de vontade para enfrentar de cabeça erguida e com muita dignidade todo esse cataclismo - tsunami - que por por vezes parece que vai destruir tudo. 

No município maranhense de Matões do Norte não é diferente, ali o prefeito Padre Domingos Costa, eleito depois de derrotar uma oligarquia que há décadas dominava a cidade, enfrenta duros embates com os diversos grupos de oposição que de forma hipócrita, irresponsável e desleal, promovem motins, lideram e insuflam movimentos revoltosos contra o gestor, a quem apontam covardemente como a causa de todos os problemas. 

Por conta da drástica queda nos valores dos repasses federais, o gestor está adequando a folha de pessoal a nova realidade, o que naturalmente implica em demissões e corte de pessoal. A falta de recursos ocasionou o atraso da folha de pessoal em alguns meses, além da redução na oferta de serviços e paralisação de novos investimentos.

Em entrevista ao radialista Edy Lemos durante o programa Tribuna Popular desta terça-feira (27), na Rádio Cultura FM, o prefeito Padre Domingos abriu seu coração, e como de costume, foi muito franco e direto com os nortematoenses, humilde e muito sensível, o gestor pediu desculpas à população pelo atraso nas folhas de pessoal, fez questão de esclarecer os fatos que levaram ao atraso no pagamento e a redução no quadro de pessoal, e por fim  declarou que as folhas de pessoal em atraso serão todas quitadas até o final de dezembro de 2018.

"Eu peço desculpas a vocês pelos atrasos... mas nós estamos aqui para fazer cumprir fazer valer as nossas promessas. Eu venho aqui dizer com toda a humildade que nos temos folhas atrasadas, nós estamos trabalhando para ajustar as folhas, pagar o nosso pessoal, todos vão receber" 

"Estou aqui com gestor, eu estou aqui como amigo, antes de eu ser prefeito, eu sou ser humano, eu sou um pai de família, eu sou amigo do povo de Matões do Norte. Eu fui eleito porque  o povo acreditou em Mim, e eu acredito que o povo continua acreditando em mim"

"Porque que não fizemos o aniversário do município, uma festa como queríamos fazer? Eu jamais iria fazer uma festa com salário atrasado... Ver cantor subir no palco...e eu ver a panela do meu amigo sem ferver, isso meu coração não aguenta" Mas, nós vamos pagar todo mundo"