PSOL DE ITAPECURU DESTACA A IMPORTÂNCIA DA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


O Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Itapecuru-Mirim, reuniu-se, Sábado (10) de outubro, no auditório da Câmara municipal de Itapecuru, com Filiados, Militantes e Simpatizantes, na oportunidade fez-se, uma análise de conjuntura da política, nacional, estadual e Municipal, e ainda discutiu sobre a seguinte pauta: Reflexão: sobre o 20 de novembro dia nacional da consciência negra, como parte importante da resistência e luta do Zumbi dos Palmares.

O presidente Municipal do Psol de Itapecuru, Joel Marques, falou da felicidade que aquele momento estava lhe proporcionando, agradeceu a participação dos presentes e desejou boas-vindas aos novos filiados, o mesmo falou do processo  de luta e da participação do partido ressaltou que o mesmo passou na Cláusula de desempenho e fez um breve relato da participação do partido nas eleições municipais em Itapecuru, em seguida falou  um pouco do histórico do partido, disse que o Psol é um partido político brasileiro com espectro político de esquerda e  foi fundado em julho de 2004, obtendo registro definitivo na Justiça Eleitoral no dia 15 de setembro de 2005.

A fundação do PSOL foi conduzida por diversos grupos políticos, militantes socialistas e intelectuais, insatisfeitos como os rumos da política naquele período, pois muitos de seus militantes estavam descontentes com os rumos do governo, especialmente pelo abandono do socialismo como horizonte estratégico. O ápice do confronto ocorreu quando o governo federal enviou a proposta de Reforma da Previdência do setor público e orientou sua bancada na Câmara dos Deputados a votar pela aprovação do projeto. A então senadora, Heloísa Helena, e os então deputados federais Luciana Genro, Babá e João Fontes foram expulsos do PT por votarem contra o projeto, pois entendiam que este tiraria direitos dos servidores públicos.

Buscando alternativas políticas à esquerda, os parlamentares citados iniciaram um movimento nacional pela fundação de um novo partido, de esquerda, socialista e democrática. O novo partido obteve quase 700 mil assinaturas a favor de sua fundação, porém os cartórios eleitorais apenas concederam certidões a 450 mil dessas assinaturas. Os organizadores do partido fizeram uma nova tentativa em 1º de setembro de 2005 e, no dia 15 no mesmo mês, o registro definitivo foi obtido. O PSOL recebeu apoio de intelectuais socialistas famosos, incluindo o geógrafo Aziz Ab’Saber, Fábio Konder, os sociólogos Francisco de Oliveira e Ricardo Antunes, dentre outros.

O Partido Socialismo e Liberdade atuou em movimentos como o Fora Eduardo Cunha, CPI das Milícias, CPI da Dívida Pública, Fora Yeda, Movimento Ficha Limpa, manifestações contra a usina em Belo Monte, contra o trabalho escravo, dentre outros. Em Itapecuru, a cada dia o nosso partido vem se fortalecendo, com a chegada de novos filiados, que se juntam com objetivo de desenvolver e praticar a boa política em nosso município, disse que precisamos colocar a fé e foco, para da certo aquilo que buscamos, pois para quem não sabe para onde quer ir qualquer lugar serve. Finalizou com uma frase do Platão: Não há nada de errado com quem não gosta de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam.