Itapecuru-Mirim/MA:internautas contestam selfie desproporcional de acidentes e compartilhamento em redes socias

De repente a freada, o estrondo e o som da colisão. As pessoas correm, saem de suas casas, mas não sem antes pegar o celular já armado na posição de fotografia ou de filme. 

As pessoas vão se amontoando, em alguns casos parecendo que brotam da terra, e se acotovelam em busca do melhor ângulo. O olhar já busca os corpos: foi grave? Tem sangue? Morreu? Vixi, esse aí não escapa! E é numa sucessão de curiosidades, comentários, conclusões antecipadas e juízos de valor que a notícia vai se espalhando e as fotos e filmes vão sendo publicados em tempo real nas redes sociais. 

Em poucos segundos estão sendo compartilhadas no Facebook, whatsapp e em outros aplicativos. Mas, e a vítima? Como ela se sente naquele momento quando está consciente, assustada e imóvel? Como a família se sente quando a notícia do acidente chega primeiro pelas redes sociais, sem nenhuma preparação, sem qualquer cuidado?

Outros iniciariam esse parágrafo com palavras como “lamentavelmente” ou “infelizmente”, mas eu inicio com “irresponsavelmente”. Porque irresponsavelmente, no auge da curiosidade e no afã de postar antes de todo mundo, muitas pessoas assim que presenciam ou farejam um acidente de trânsito empunham logo as suas câmeras de celular e pulam na frente dos corpos, se agacham, fazem malabarismos para conseguir o melhor ângulo da foto dos corpos, ainda vivos ou não.

Neste momento a última coisa em que pensam é: “o que a vítima está sentindo?”. “E se fosse comigo, como eu me sentiria?” “E se fosse alguém da minha família e eu soubesse do acidente por alguma postagem nas redes sociais?”

Ninguém se coloca no lugar das vítimas e de suas famílias. Ninguém pensa naquela mãe, naquele pai, esposa, marido, irmão, filho, que tem a sua rotina interrompida onde quer que esteja por um telefonema que te avisa que a pessoa que você mais ama no mundo acabou de se envolver em um acidente de trânsito.

A nossa equipe de reportagem na manhã de hoje se deparou com uma imagem desproporcional que foi postada em redes socias de um acidente ocorrido pela manhã nas imediações da linha férrea de Itapecuru a onde uma pessoa não identificada fazia um Selfie em meio ao acidente,fato este que ocasionou uma revolta em meio as redes socias. 

Texto e Reportagem:Cristiano Dias