HOMENAGEM:Dia da Mulher Nortematoense será comemorado em grande estilo nesta sexta-feira (8)

Por Abimael Costa

Pela primeira vez o município de Matões do Norte comemora o Dia da Mulher Nortematoense. instituída em 13 de fevereiro de 2019,  através da Lei A Lei Nº. 190/2019, intitulada LEI Edna Maria da Silva de Sousa, que também institui o 08 de março como o Dia Municipal de Luta Contra o FEMINICÍDIO, a data é um marco no combate a todas as formas de violência contra a mulher e no empoderamento feminino no município.

 A prefeitura de Matões do Norte através da Coordenadoria Municipal de Politicas para as Mulheres em conjunto com a Pastoral da Juventude convida as mulheres nortematoenses para participarem nesta sexta-feira (08), de uma vasta programação preparada especialmente para comemorar a data.


O evento inicia às 7h da manhã com panfletagem em frente o Centro Avançado de Saúde José Araújo e prossegue a partir das 14h com programação especial no Salão Paroquial que inclui desfile, apresentações culturais e distribuição de brindes.


O QUE: Ações em comemoração ao Dia da Mulher Nortematoense 

QUANDO: Sexta-feira - 08 de março 

ONDE: Manhã - Centro Avançado de Saúde José Araújo - panfletagem 

Tarde: Salão Paroquial - Culminância do projeto

A lei sancionada pelo prefeito padre Domingos Costa é uma  iniciativa da Pastoral da Juventude, aprovada por ocasião da ROMARIA DA JUVENTUDE, foi abraçada  e apoiada integralmente pela prefeitura de Matões do Norte, através da Coordenadoria Municipal das Políticas para as mulheres e Direitos Humanos de Matões do Norte e uma homenagem póstuma a Edna Maria da Silva de Sousa, uma nortematoense de 36 anos, vitima de FEMINICÍDIO, assassinada a facadas pelo ex-marido, na cidade paulista de Campinas, em 23 de março de 2017. O bárbaro caso de feminicídio repercutiu em todo o Brasil. RELEMBRE O CASO AQUI 


Considerando que todos os dias, 13 brasileiras perdem a vida de forma violenta em algum canto do país, Dessas, mais de 83% morrem pelas mãos de homens em quem confiam e por quem nutrem afeto, o que demonstra a crueldade da situação, e que a maioria das vítimas são agredidas ou mortas por alguém que os viu crescer, ou com quem tiveram filhos, que frequentavam e dividiam a casa; e a quem chamam de amigo ou companheiro, a decisão do executivo municipal tem o objetivo de fortalecer e ampliar as políticas públicas de prevenção e conscientização da sociedade sobre o feminicídio, além de reafirmar o posicionamento de intensivo combate à violência contra a mulher.

DENUNCIE

Desde 2015, o feminicídio é considerado crime hediondo no Brasil, conforme a lei 13.104, fique alerta, se você mulher sofrer qualquer tipo de violência e se sentir (ou de fato) for ameaçada, denuncie.

Isso pode ser feito em qualquer delegacia, onde você regista um boletim de ocorrência, ou por telefone, discando 180, que funciona 24 horas e recebe denúncias anônimas.