RECONHECIMENTO:Comandante dos Bombeiros de Itapecuru é homenageado em Brasília nesta quinta (14)

Bombeiros militares de todo Brasil ocuparam o Plenário Ulysses Guimarães, maior e principal plenário da Câmara dos Deputados, para receberem homenagem após atuação nos resgates da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais.

A sessão solene ocorreu na manhã desta quinta-feira (14) e contou com a presença do coronel Célio Roberto, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e de bombeiros maranhenses que participaram da missão Brumadinho. Repleta de aplausos e elogios aos bombeiros, a cerimônia representou um reconhecimento nacional aos heróis que trabalharam por vários dias em um cenário de destruição causado pela lama de rejeitos de minério.

Um dia após a tragédia, o governador do Maranhão, Flávio Dino, autorizou o envio de bombeiros do Maranhão especializados em ocorrências de grande vulto e buscas e resgates em estruturas colapsadas (BREC). Ao todo, 22 bombeiros do Maranhão auxiliaram na missão Brumadinho.Trabalhando de 10 a 14 horas por dia, os bombeiros militares se revezavam em grupos dentro da zona quente. 

A localização e acesso a qualquer tipo de estrutura soterrada ou averiguação de algum sinal de vítimas era feita a todo momento. Ao longo dos dias de operação, a dificuldade da lama compactada dava lugar à insegurança da instabilidade do terreno.

A cada corpo encontrado mais uma triste história se confirmava, mas de alguma forma, os bombeiros contribuíam para aliviar a aflição dos familiares das centenas de vítimas. Superando a cada dia esses grandes desafios é que esses profissionais atuavam em uma das maiores tragédias do Brasil.

Fonte: Wesley Araújo - CBM MA
Matéria extraída do site do itapecuruwebradio