Prefeitura de Matões do Norte promove ações de conscientização no Dia Mundial de Combate à Hanseníase

A prefeitura de Matões do Norte por meio da secretaria de saúde realizou nesta terça - feira (21) uma importante ação em alusão ao Janeiro Roxo, às ações são promovidas pela conscientização da hanseníase.

Considerada a enfermidade mais antiga da humanidade, a hanseníase tem cura, mas ainda hoje representa um problema de saúde pública no Brasil. Doença tropical negligenciada, infectocontagiosa de evolução crônica, se manifesta principalmente por meio de lesões na pele e sintomas neurológicos como dormências e diminuição de força nas mãos e nos pés. É transmitida por um bacilo por meio do contato próximo e prolongado entre as pessoas. Seu diagnóstico, tratamento e cura dependem de exames clínicos minuciosos e, principalmente, da capacitação do médico. 

No entanto, fica o alerta: quando descoberta e tratada tardiamente, a hanseníase pode trazer deformidades e incapacidades físicas. No Brasil, o tratamento é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes podem se tratar em casa, com supervisão periódica nas unidades básicas de saúde.

“A doença tem tratamento e cura, com o uso de medicamentos fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar disso, o Brasil ainda se encontra inserido em um contexto de alta prevalência da doença” – disse a secretária de saúde Maria José.

A ação foi coordenada pela equipe de Atenção Básica com apoio da Direção do Posto Avançado de Saúde José Araújo e equipe técnica.

#Prefeitura
 #Semus 
#Assecom 
#PrevençãodaHanseníase