Obras de infraestrutura nas áreas de saúde e saneamento básico é intensificado pela Prefeitura de Matões do Norte/MA

Por Abimael Costa

Preocupado com o avanço da pandemia de covid-19 o prefeito de Matões do Norte amplia medidas e intensifica ações com vistas a mitigar os efeitos da crise provocada pela doença. Atividades múltiplas de curto, médio e longo prazo estão sendo avaliadas e colocadas em prática no município. 

A construção de kits sanitários domiciliares e a reforma e revitalização de Unidades Básicas de Saúde em comunidades da zona rural do município são exemplos de ações de saneamento e infraestrutura com vistas a melhorar a qualidade de vida da população, atendendo às necessidades de saneamento das famílias, por meio de instalações hidrossanitárias, relacionadas ao uso da água, à higiene e ao destino adequado dos esgotos domiciliares.

Certo de que o acesso a saúde pública de qualidade é um direito constitucional, o prefeito Pe. Domingos Costa trabalha na reforma e ampliação das UBS da zona rural buscando assim assegurar aos nortematoenses acesso qualificado a saúde.       

UBS - Unidade Básica de Saúde   

 Conforme o secretário  municipal de Obras e Infraestrutura, Alves Junior, as obras estão avançadas como se vê no Posto Avançado de Saúde na cidade que passou por todo um processo de melhoria e revitalização bem como pelos povoados Boca do Cercado, Pedras, Palmeiral ll, Coivaras e logo em breve o de Bacabeira.

As Unidades contam com consultórios Médicos e Odontológico , sala de espera, ginecologia, enfermagem, odontologia, depósito de material de limpeza, imunização, copa, recepção, sala de demonstração e educação em saúde, circulação, sala de utilidades, banheiros e vestiário.

KITS SANITÁRIOS

Os kits sanitários estão sendo construídos nas comunidades de Lagoa, Pedras e Barriguda, ao todo serão construídas ( 50 ) Unidades de Melhorias Sanitárias Domiciliares ( banheiros ) o projeto é resultado de a parceira firmada entre a prefeitura e a Codevasf através da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pelo Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD).

PREFEITO ENFATIZA IMPORTÂNCIA DAS OBRAS 

Para o prefeito  Pe. Domingos Costa apesar das dificuldades do momento, o  município não vai exitar um momento sequer em prosseguir investindo em melhorias nas áreas de infraestrutura e saneamento básico. "Estas são conquistas importantes para os nortematoenses, elas significam melhorias na  qualidade de das milhares de famílias alcançadas. Vamos continuar lutando por dias melhores para o nosso povo. Nossa missão é cuidar das pessoas", concluiu o gestor...