Agricultura com novos passos e acesso a crédito de investimento em Matões do Norte/MA

Fotos da ASCOM de Matões do Norte/MA
A Prefeitura de Matões do Norte por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico em uma parceria com o Banco do Nordeste concretizaram no dia 08/07/2020 recursos para potencializar a agricultura familiar do município.

O fortalecimento da Agricultura Familiar é um compromisso da gestão do prefeito Padre Domingos Costa que por meio das ações da Secretaria de Agricultura tem promovido  incentivo e assistência técnica ao homem do campo.

Esta parceria firmada com o Banco do Nordeste pelo Programa Agroamigo tem alcançado agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em operações que podem chegar até R$ 15 mil, limite para uma operação, em duas modalidades como:

Agroamigo Crescer: Para agricultores enquadrados no grupo B do Pronaf;
Agroamigo Mais: Para agricultores enquadrados nos demais grupos do Pronaf, exceto A e A/C.

Os agricultores clientes do Agroamigo são atendidos para desenvolver qualquer atividade geradora de renda no campo ou em aglomerado urbano próximo, sejam agrícolas, pecuárias ou outras atividades não agropecuárias no meio rural, como turismo rural, agroindústria, pesca, serviços no meio rural e artesanato.

Para comprovar a condição de agricultores familiares, os agricultores deverão apresentar a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, emitida pelos órgãos oficiais de assistência técnica dos Estados ou pelos Sindicatos de Trabalhadores. Vale destacar que a emissão de DAP é gratuita ao produtor rural.

Os agricultores interessados deverão procurar a Secretaria Municipal de Agricultura para maiores informações e orientações.

Informações da ASCOM de Matões do Norte/MA