Itapecuru-Mirim/MA:PRF apreende carga irregular de madeira nativa serrada na BR-135

Reprodução/PRF

ITAPECURU-MIRIM – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou e apreendeu um caminhão que transportava 23,17m³ de madeira nativa serrada, no km 85 da BR-135, em Itapecuru-Mirim, município a 117 km de São Luís. A apreensão da carga e do veículo foi realizada na noite de terça-feira (25/05).

De acordo com a PRF, o veículo, modelo Ford/Argo 2429, cor vermelha e placas de Amarante do Maranhão, foi abordado após ordem de parada na BR-135.

Ainda segundo a PRF, o condutor, de 25 anos de idade, apresentou documentação referente à carga transportada, onde foi constatado que a nota fiscal ‘Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (Danfe)’ não tinha referência com a Guia Florestal apresentada. A nota fiscal utilizada pelo motorista para o transporte descrevia outro tipo de madeira, com quantidade superior a transportada e nas informações complementares referenciava-se outro veículo, um caminhão trator MAN/TGX 29.440 6X4 T, e não um Ford/Cargo vermelho.

A PRF também informou que, ao verificar as espécies de madeiras descritas na Guia Florestal, foi constatado que o produto transportado divergia integralmente do constante na documentação fiscal e na Guia florestal. A quantidade de madeira descrita no documento era muito superior ao total transportado.

De acordo com a PRF, o veículo e a madeira foram recolhidos na Unidades Operacionais de Policiamento (UOP) de Pedrinhas em São Luís. Após a cubagem e medição da carga, chegou-se ao total de 23,17m³ de madeira serrada nativa transportados. Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.

Informação da PRF