Vereador Roberto da Brigada destaca o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial

O Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial é um momento para reconhecer a importância dos descendentes africanos na construção da sociedade brasileira. Comemorada hoje (03/07), a data propicia debates sobre o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e a cultura afro-brasileiras. O vereador Roberto da Brigada (PROS 90) acentuou que o racismo é um problema grave, que às vezes até dificulta a ascensão de pessoas de determinados grupos.

“O racismo dificulta o acesso à cidadania da população negra, que, infelizmente, ainda ocupa as classes mais pobres da sociedade pela herança escravocrata.”, destacou o vereador Roberto da Brigada. Segundo o Vereador Roberto da Brigada, o racismo estrutural se revela nos índices de violência contra os negros e nas estatísticas do desemprego. "Fica evidente nos comentários jocosos de cunho racista e também nas palavras racistas que utilizamos sem prestar atenção. A mudança dessa realidade vai muito além da criminalização do racismo. Passa por uma mudança em cada um de nós”, completou o vereador. 

“O dia de hoje é importante e necessário. É momento de reflexão. De celebrar e defender a igualdade. Enquanto o racismo existir não teremos uma sociedade justa. Que tenhamos um mundo cada vez mais unido e que o preconceito seja vencido”, registrou.

Informações e fotos da ASCOM do Vereador Roberto da Brigada