Prefeito de Cantanhede (MA) vai à justiça contra rede de fake news

Por Abimael Costa

Desde que retornou ao comando do município de Cantanhede o empresário José Martinho dos Santos Barros de 61 anos vem sendo alvo de uma campanha orquestrada de ataques e fake news, hora direcionada a sua pessoa outra hora a artilharia da mentira e do ódio se volta para a gestão.

Eleito em 2020 com 56,39% dos votos válidos - 5.997 - Zé Martinho, ex-prefeito por dois mandatos, surpreendeu ao vencer o ex-aliado, Marco Antonio Rodrigues de Sousa, o Ruivo, prefeito de 1º mandato, eleito em 2016.

Com vasta experiência na vida pública, Kabão está no terceiro mandato como prefeito de Cantanhede. Empresário de sucesso, Zé Martinho sabe bem onde está pisando sabe de có e salteado os caminhos da boa gestão pública, como se não bastasse ele conhece como ninguém o intrincado mundo da política, todo esse Know-how conquistado a duras penas durante anos de experiência faz de Kabão um gestor nota 10, aprovado pela população e destaque na região.

A dura e decepcionante derrota e os altos índices de aprovação do prefeito desencadearam um tsunami de fake news, que a gestão tem derrubado um a um. Na semana que passou, o prefeito foi surpreendido com mais uma notícia falsa. Desta vez um deputado estadual usou a tribuna da AL/MA na última quinta-feira (09), para denunciar um suposto desvio de recursos do Fundeb do município de Cantanhede.

Respondendo sobre o assunto a um portal de notícias o prefeito foi incisivo: "O deputado não apresentou nenhum documento que comprovasse tal afirmação, pelo contrário, ele próprio afirmou que "ouviu dizer", deixando bem claro que sua fala foi mais para atender interesses de grupos opositores a minha administração visando tirar proveito nas eleições de 2022", destacou Zé Martinho.

Adepto do estilo “bateu, levou” Kabão endureceu o discurso: “O deputado e todos que compartilharam a fake news divulgada em blogs serão responsabilizados judicialmente e terão que comprovar em juízo tais afirmações sobre o suposto desvio de recursos do Fundeb” .

Ao portal de notícias o prefeito disse estar tranquilo e enfatizou que todos os recursos públicos creditados nas contas da Prefeitura de Cantanhede são aplicados de forma transparente, inclusive, todas as transações são disponilizadas no site da prefeitura municipal e todo cidadão com acesso a internet pode consultar.