Hildo Rocha e prefeitos se reúnem com Secretária Nacional de Defesa Civil em busca de ajuda para cidades afetadas por chuvas e tempestades.

O deputado federal Hildo Rocha, o prefeito de Marajá do Sena, Lindomar Araújo e a prefeita de São Pedro da Água Branca, Marília Gonçalves se reuniram com a Secretária Nacional da Defesa Civil Substituta Karine da Silva Lopes com a finalidade de solicitar ajuda do governo federal para os municípios que foram seriamente afetados pelas fortes chuvas que tem ocorrido no interior do Maranhão.  

“Diversos municípios do Maranhão foram prejudicados pela ação das chuvas, entre eles estão Marajá do Sena, Santa Quitéria, Mirador, Barra do Corda, Estreito, Grajaú e São Pedro da Água Branca. A maioria dos municípios atingidos pelas chuvas intensas não tem condições financeiros para bancar a reconstrução das estradas e recuperação de outros bens públicos que foram totalmente ou parcialmente destruídos em consequência dos temporais que afetaram essas localidades. Diante dessa realidade, viemos aqui em busca de meios para solucionar as grandes dificuldades hoje vivenciadas por esses municípios”, explicou Hildo Rocha. 

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil é o órgão responsável por coordenar as ações de proteção e defesa civil em todo o território nacional. Sua atuação tem o objetivo de reduzir os riscos de desastres. Também compreende ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, e se dá de forma multissetorial e nos três níveis de governo federal, estadual e municipal.  

Estradas destruídas e serviços afetados 

O prefeito Lindomar Araújo que participou da reunião destacou que praticamente todas as estradas municipais foram afetadas. “Marajá do Sena foi assolada por terrível enchente que causou prejuízos incalculáveis. Órgãos públicos foram prejudicados, as estradas foram destruídas e pontes caíram afetando diretamente o transporte escolar. Enfim, precisamos reconstruir a cidade. Dessa forma, solicitamos inicialmente ajuda do governo estadual e agora estamos pleiteando o apoio do governo federal a fim de que possamos obter meios de reerguer nossa cidade que é formada por um povo bravo e lutador que apesar de tudo não desiste”, comentou Lindomar.  

Marilia Gonçalves, prefeita de São Pedro da Água Branca, comentou as dificuldades ocasionadas pela enchente do Rio Tocantins.  

“São Pedro da Água Branca também vive momentos difíceis em razão do excessivo aumento do volume de água do Rio Tocantins. Nós não dispomos de meios para proporcionar a devida assistência que as famílias desabrigadas necessitam. Assim sendo, decidimos pedir socorro ao governo federal, por meio da Secretaria Nacional da Defesa Civil. Aproveito para agradecer ao deputado Hildo Rocha e à Dr. Karine, pela receptividade e pela boa vontade demonstrada”, declarou a prefeita.  

A Secretária substituta da Defesa Civil, Karine da Silva Lopes, assegurou que as demandas apresentadas na reunião serão tratadas como prioridade.  

“Os dados enviados por meio do Sistema Integrado de Informações e Desastres serão analisados pelos técnicos do órgão e vamos tratar os casos aqui relatados como prioridade” afiançou Karine.