Casal de prefeitos recebe pior nota no ranking da transparência do TCE

Por Cristiano Dias/Fonte e Texto: Blog (glaucioericeira)

Os prefeitos Hilton Gonçalo e Fernanda Gonçalo, dos municípios de Santa Rita e Bacabeira, respectivamente, receberam nota C do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) no ranking de transparência das contas públicas, divulgado nesta última terça-feira, referente ao segundo semestre de 2023.

Filiados ao PMN, eles são casados e foram reeleitos em 2020.A gestão do médico obteve pontuação de 6,17.Já o governo de Fernanda foi avaliado com nota 5,80.

O projeto de poder do casal, conforme já revelou o editor do Blog, é eleger os sobrinhos, Naila Gonçalo e Milton Gonçalo Júnior, para sucedê-los. O ranking é elaborado a partir de avaliações realizadas pelo órgão de controle externo nos portais de transparência dos fiscalizados sob sua jurisdição.

O ranking com os resultados alusivos ao segundo semestre de 2023 foi composto pelas notas obtidas pelos fiscalizados em avaliação realizada no período de 03 de agosto a 06 de março de 2024.

Com a finalidade de assegurar maior efetividade às ações do controle externo e objetivando contribuir para o fortalecimento do exercício do controle social, os tribunais de contas brasileiros ampliaram as ações voltadas a averiguar o cumprimento da legislação relativa ao acesso e à transparência das informações da administração pública. Outras 65 gestões municipais também foram reprovadas obtendo nota C.

Clique Aqui e veja o levantamento.