Antônio Noberto já trabalhou diversos anos naquele município como Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, tendo como base a Unidade Operacional de São Francisco, localizada no km 85 da BR-135, entre Santa Rita e o povoado Entroncamento. Noberto também já empresariou em Itapecuru Mirim, quando foi proprietário da Action Vídeo, a única vídeo-locadora da cidade na década de noventa. O empreendimento estava sediado em um prédio de propriedade do seu co-cunhado, o saudoso Zé Henrique, filho do Seu Bispo e Dona Merci.
O autor do requerimento é o vereador José Roberto Gonçalves Alves, o Roberto da Brigada, que gentilmente convidou o homenageado para tão insigne honraria.
A distinção ao ilustre Inspetor Antônio Noberto vai muito além da ligação direta com a cidade do vale do rio Itapecuru. Noberto é o 2⁰ vice-presidente da Cruz Vermelha no Maranhão, ex-presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no estado, idealizador e curador da exposição França Equinocial para sempre, trabalho escolhido no Prêmio Cazumbâ de Turismo como melhor evento cultural voltado para os 400 anos de São Luís. E por falar em 400 anos, o Inspetor foi o palestrante nos eventos dos 400 anos de São Luís, de Bragança/PA, de Rosário, da Câmara Municipal de São Luís e dos 400 anos de Belém.