Na manhã de hoje (22/06) estudantes da rede Estadual de ensino do Colégio Ayrton estiveram fazendo treinamento em área livre localizado as margem da BR 222 próximo ao loteamento Park Europa, o objetivo do treinamento e que eles vão estar participando da copa nordeste de foguetes que irá acontecer em Maceió ,de acordo com o Professor Leandro Silva que atua na área de física diz que a participação dos alunos da rede estadual de ensino na Copa Nordeste de Foguete em Maceió é uma oportunidade emocionante para eles demonstrarem suas habilidades em ciência e tecnologia.
Em conversas com os alunos que irão participar da Copa Nordeste de Foguete eles diz que esta e uma oportunidade de representar a cidade Itapecuru pois esta e a chance de construir e lançar foguetes, aplicando conceitos de física, matemática e engenharia. Lembrando que além de competir, eles também podem interagir com outros jovens interessados nas mesmas áreas, trocar experiências e aprender com especialistas e mentores presentes no evento. Este tipo de iniciativa é fundamental para estimular o interesse pelas ciências exatas e pode contribuir significativamente para a formação de futuros cientistas e engenheiros.
Atualmente são 12 estudantes que vão estar inseridos na competição, sendo estes representando a Escola Estadual Ayrton Senna, de acordo o Professor Leandro Silva ele relata a dificuldade de patrocínio para custear as despesas em treinamentos, pois ate o momento o custo de despesa são por conta própria. Lembrando que já estiveram entre os 10 primeiros em 2023 na OMAFOG ( olimpíadas maranhense de foguetes) e foram vice campeões nas Olimpíadas de foguetes de Coelho Neto.
Vale lembra que os dias de competição será no dias (29 e 30) deste mês e falando de patrocínio o Professor Leandro Silva nos confirmou o apoio do governo do estado (Carlos Brandão), garantindo a hospedagem dos alunos e alimentação. Já em Itapecuru a Prefeitura de Itapecuru ainda não se manifestou em apoiar os aluno que vão participar Copa Nordeste de Foguete em Maceió e diante mão fica aqui o pedido de apoio para o Prefeito e também para classe Empresarial de Itapecuru que possam ajuda esses alunos a representar a cidade de Itapecuru na Copa Nordeste de Foguete em Maceió.