Por: Cristiano Dias / Fonte: ASCOM da prefeitura de Cantanhede
O encontro teve como foco o fortalecimento do protagonismo feminino e a valorização do babaçu como símbolo de identidade cultural, fonte de renda e alternativa medicinal e alimentar para essas populações.
Durante a programação, a Secretária de Igualdade Racial e a fundadora do IVG Brasil, Edna Vasselo Goldoni, destacaram a importância do empoderamento feminino por meio do reconhecimento dos saberes tradicionais e das políticas públicas inclusivas.
As mentoras voluntárias do projeto “Raízes” compartilharam experiências de apoio às mulheres quilombolas, reforçando a rede de solidariedade e apoio mútuo. Na ocasião, o Instituto IVG Brasil fez a doação de equipamentos para o beneficiamento do babaçu, além de kits de higiene pessoal.
O evento também contou com o programa “Semeando Pérolas”, que promoveu mentoria coletiva e momentos de confraternização entre mulheres e meninas das comunidades.
O Prefeito Zé Martinho, a Vice-Prefeita Evilane e vereadores estiveram presentes, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a valorização da mulher, o resgate cultural e o desenvolvimento sustentável no campo e nas comunidades quilombolas.