Mostrando postagens com marcador DESTAQUE / ITAPECURU. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador DESTAQUE / ITAPECURU. Mostrar todas as postagens

URGENTE! População de Vargem Grande lincha ladrão

Ontem (05) quarta-feira, por volta das 23h30, um ladrão foi linchado por moradores do Bairro São Miguel, em Vargem Grande.O ladrão, que ainda não foi identificado pelo Blog, estava de posse de uma arma caseira - "garrucha" - e roubou o celular de um jovem nas proximidades do bar da Maria do Foguinho. A população foi avisada do acontecido e imediatamente saiu atrás do assaltante, que empreendeu fuga rapidamente.

Ao tentar pular o muro da Escola Raulina, foi capturado e não deu outra, "apanhou mais do que galinha pra largar o choco". A população só parou o espancamento quando a Polícia chegou para recolher o meliante.O acusado foi levado para Delegacia e permanece à disposição da justiça.

Como podemos observar, a ação da população é apenas o reflexo da atual situação que se encontra Vargem Grande. Todos os dias acontecem roubos à pessoas, estabelecimentos comerciais, residências, etc, ninguém aguenta mais.

Por Blog do Alpanir Mesquita.

UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS

O município de Itapecuru Mirim pode ser contemplado ainda este ano

Foto:Eudes Marinho
O anúncio foi feito pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão Coronel João Vanderley Costa Pereira, na presença do prefeito Magno Amorim e outras autoridades, durante solenidade realizada no auditório da Prefeitura. Participaram do evento, compondo a mesa de honra, o Comandante da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar do Estado do Maranhão Major Hormann Schnneyder Almeida da Silva; o Delegado Titular do 2º DP Nilo da Trindade, no ato representando o Delegado Regional de Itapecuru Mirim; a vereadora Eliane Cardoso, no ato representando o presidente da Câmara Municipal e o Comandante da Guarda Municipal José Henrique Neto.

Em seu discurso, o Coronel João Vanderley Costa Pereira destacou aos vereadores, secretários, empresários, líderes comunitários e servidores do Executivo Municipal, que a função do Corpo de Bombeiros vai muito além de apagar incêndio. “Hoje, nossas ações estão voltadas também para a prevenção em instalações físicas, preservação ambiental, atividades da Defesa Civil, Fiscalização e responsabilidades sociais, com trabalho de prevenção em escolas e o Corpo de Bombeiros Mirim”, disse.

Sobre a implantação da unidade do Corpo de Bombeiros em Itapecuru Mirim o Coronel Vanderley frisou que atualmente o Estado do Maranhão conta com apenas 8 unidades e que o município sai na frente para que a próxima seja instalada em Itapecuru. “O meu empenho e o do prefeito Magno não faltarão nesse processo, pois não é fácil essa implantação em qualquer município”, completou.


Ao fazer uso palavra, o prefeito Magno Amorim lembrou que a indicação para a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Itapecuru foi do vereador Ronilson Cardoso. “Por essa Indicação estamos proporcionando mais um benefício para a população itapecuruense. Tenho procurado fazer desse um município grande, forte, consolidado, fortalecendo as instituições. Somos parceiros da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal, hoje tão diferente. Nossa mais nova parceria é com o Corpo de Bombeiros e digo que ele terá total apoio para a realização de um serviço de excelência em nosso município, porque o maior patrimônio de Itapecuru Mirim são os itapecuruenses”, ressaltou.

Fonte:ASCOM da Prefeitura de Itapecuru

FALTA DINHEIRO

População fica impedida de realizar saques nos caixas eletrônicos em Itapecuru nos finais de semana.

Foto Eudes Marinho / Itapecuru Agora.com
Para a revolta da população, está se tornando comum a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos espalhados por Itapecuru, particularmente, nos finais de semana. Não é necessário procurar muito por alguém que não conseguiu sacar dinheiro durante o sábado e o domindo, pois só nos três últimos finais de semana, a situação passou de eventual para constante. 

Ouvido pelo Itapecuru Agora, o gerente da Agência do Banco do Brasil em Itapecuru Caubi Monteiro, instituição onde o problema é mais detectado, ressaltou que a diminuição do numerário nos caixas eletrônicos se deve ao aspecto de segurança, embora reconhecendo que o município de Itapecuru Mirim ainda não apresente histórico de assalto ou de arrombamento, mas, segundo ele, quando uma região é vulnerável ou já tenha histórico e essa região toma medida para reduzir numerário na agência, principalmente, nos finais de semana, se toma essa atitude em todas as praças. Um estudo aponta que tomando essas atitudes há diminuição de crimes envolvendo agências bancárias. “Isso é comprovado, seja diminuindo o numerário nos caixas e/ou limitando saques, seja fechando agências, por exemplo, das 22h às 6h”, explicou.
Ainda de acordo com o gerente, para a população é importante que o dinheiro, conforme as suas necessidades, seja sacado durante a semana, sobretudo, se essa necessidade for para o final de semana. “É importante também que população passe a utilizar mais o cartão de crédito, o cartão de débito, é uma segurança a mais”, destacou Caubi Monteiro. Apesar de ser essa uma alternativa, grande parte da população prefere o saque, porque tem dificuldades de uso quanto ao cartão na modalidade crédito ou na modalidade débito. 
Para a população, a justificativa de que a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos nos finais de semana é uma questão de segurança não convence, haja vista, que não se pode prevê a necessidade de dinheiro, podendo se dá de segunda a sexta ou sábado e domingo, por ser o caixa eletrônico um serviço essencial e de acesso ao cidadão. Entende-se que a segurança é prioridade, mas não se pode prejudicar a comunidade, que precisa dos serviços bancários.
Em Itapecuru, mesmo a agência não tendo sido alvo de ladrões e não tenha registrado nenhum ataque a caixas eletrônicos, já há redução de numerário, caixas eletrônicos com saques indisponíveis nos finais de semana e caixas funcionando das 6h às 22h. Medidas restritivas para um município com uma grande demanda em relação aos serviços oferecidos pelos bancos.
 
Matéria Extraída do site: http://itapecuruagora.com/

Conselho Tutelar de Itapecuru ganha kit que inclui um carro e computadores

Em comemoração  aos 11 anos de existência do Conselho Tutelar, e que a Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou ontem dia  (20)  a solenidade de entrega dos Kits de equipamento aos conselheiros tutelares.

kits este incluindo (um carro zero quilômetro cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro),que foram adquiridos por meio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, bem como a entrega da reforma das instalações físicas do prédio ,na solenidade do evento   o  Deputado Federal Domingos Dutra (SDD-MA)  e o prefeito de Magno Amorim (PPS) fez  a  entrega  de um  carro para o Conselho Tutelar do município. 

O deputado Domingos Dutra em entrevista ao Blog "Alvorada é Noticia" garantiu que mais
de meio milhão de reais aos Conselhos Tutelares Maranhenses no orçamento da União para 2014. Esta é a segunda vez consecutiva que Domingos Dutra indica parte de suas emendas parlamentares para beneficiar os Conselhos, que de acordo com informações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) são as instituições menos equipadas do país.Em 2013 ele foi o único parlamentar de seu estado a indicar emendas no valor de 300 mil reais. Para 2014 o parlamentar já priorizou as instituições com 600.00 mil reais.

De acordo com o conselheiro Ronaldo diz que , os equipamentos ajudarão no desenvolvimento das atividades diárias de atendimento do conselho tutelar de Itapecuru e que o  kit vem ao encontro das necessidades cotidianas. O carro será exclusivo para o desempenho das nossas atividades e vai nos auxiliar em todos os serviços externos que serão realizados, até mesmo no transporte de menores que, muitas das vezes, o Conselho faz,ressaltou o conselheiro. 

O Prefeito Magno Amorim relembrou as dificuldades enfrentadas no seu primeiro ano de administração e disse ao deputado que Itapecuru precisa de recursos federais, que Itapecuru precisa ser mais lembrada pelos parlamentares em Brasília. Magno Amorim relembrou o dia em que conheceu o parlamentar em um jantar em Brasília, que o deputado não lhe pediu nada em troca pelos recursos que conseguiria a Itapecuru, o mesmo pediu apenas uma coisa, que o prefeito o convidasse para participar da entrega dos kits ao Conselho Tutelar de Itapecuru Mirim. O Prefeito Magno anunciou um aumento de 10% nos salários dos conselheiros e disse que continuará lutando pelos recursos, para deixar o Conselho Tutelar mais completo.


A Secretária Municipal de Assistência Social Wilma Amorim, ressaltou apenas que estava ali não para ser servido, e sim para servir. Disse ainda que conhece a luta dos conselheiros e via o sofrimento que cada um passava no dia-dia, que não mediu esforços para conseguir mudar a história do conselho.Por fim, as autoridades fizeram à entrega simbólica dos equipamentos e do novo veículo e o prédio reformado a entidade.

A solenidade do evento aconteceu  na sede da entidade, próximo a Casa Paroquial  no centro de Itapecuru, o evento também contou com as demais autoridades políticas e convidados.

Reportagem:Cristiano Dias


PROCON DE ITAPECURU MIRIM

Liberada uma unidade da Procuradoria do Consumidor para o município
 
O prefeito Magno Amorim, acompanhado do vereador Carlos Alexandre Cruz Lopes - DEM (Alexandre do Kid) foram recebidos pelo secretário-adjunto de Estado de Direitos Humanos e Cidadania Tiago José Mendes Fernandes para uma audiência onde ficou decidida a implantação de uma unidade da Procuradoria do Consumidor – Procon em Itapecuru Mirim. 

Por meio de convênio, a Prefeitura entrará com local e pessoal e o Governo do Estado com equipamentos e sistemas. Pela parceria, os futuros funcionários serão capacitados e receberão todas as informações para atender a população.
“A implantação será mais um sonho realizado para a população de Itapecuru, que agora não mais se deslocará para a capital para resolver pendências no tocante às relações de consumo. Esse será um Procon Estadual, mas a partir deste teremos o nosso próprio Procon Municipal”, ressaltou o prefeito.  
“Celebrar esse convênio com o município de Itapecuru Mirim representa desenvolvimento e quem ganha é toda a comunidade. Daremos todo o suporte necessário para a implantação do Procon”, discorreu o secretário-adjunto Tiago Fernandes.
A futura unidade do Procon terá suas instalações montadas no mesmo prédio, onde hoje já funciona o Sine. “Queremos os serviços públicos mais próximos da população”, completou o prefeito Magno Amorim. 
ASCOM Prefeitura de Itapecuru


FATALIDADE


Símbolo da Praça da Cruz caiu
Foto Eudes Marinho / Itapecuru Agora
Na tarde de domingo (15 de setembro), a população itapecuruense foi surpreendida pela notícia de que a cruz – símbolo da Praça da Cruz, local onde é realizado o festejo da Santa Cruz no mês de Outubro – havia caído. De acordo com informações, especialmente dadas pela família Nogueira, os guardiões desse patrimônio, a base já estava fragilizada e a força do vento, ainda mais intenso nesta época do ano, figuram como causa para a queda da cruz. A imprensa e curiosos, logo se aglomeraram no local.

O prefeito Magno Amorim ao tomar conhecimento e constatar o fato, tomou as primeiras providências, autorizando uma equipe da Prefeitura para recolher a cruz, realizar os reparos necessários e guardá-la até o seu retorno ao altar, compromisso a ser firmado com a família Nogueira em uma reunião nessa segunda-feira, dia 16.
“Foi uma fatalidade, mas até o início da Festa da Cruz, devolveremos a cruz, um símbolo de nossa cidade, totalmente restaurada, para o seu local de origem”, disse o prefeito Magno Amorim ao Itapecuru Agora.
Imediatamente, o acontecimento correu nas redes sociais e já houve quem dissesse que o prefeito foi quem tinha mandado derrubar a cruz, o que é mentira. A cruz retornará ao altar da Praça da Cruz o mais rapidamente possível. 
Da Redação