Não temos condições de fazer festa', diz prefeito sobre carnaval de Itapecuru

Uma decisão tomada pelo prefeito de Itapecuru, ganhou repercussão na internet. Em nota a Prefeitura de Itapecuru, decidiu que não vai realizar programação de carnaval na cidade em 2019. 

Segundo a prefeitura alega que os reais motivos do fim das festividades carnavalesca, se refere a débitos anteriores oriundos de outras administrações e que a atual gestão foi obrigada a assumir o pagamento em parcelas a fim de evitar o colapso na manutenção das atividades municipais e além da crise econômica, segundo diz a nota emitida através de sua assessoria e compartilhada em redes sócias.

População dividida

A decisão do prefeito dividiu opiniões entre a população da cidade. “Para nós comerciantes, não é legal a falta do carnaval aqui”, diz um proprietário  de um restaurante que  foi pego de surpresa com a notícia do fim das festividades carnavalesca em Itapecuru..

“Eu sou contra tirar da prefeitura para gastar com essas festas porque têm outras prioridades como a saúde e os pagamentos funcional. Eu sou contra”, opina o funcionário público Reginaldo Oliveira.

Inúmeros internautas questiona em redes socias  que o fim das festividades carnavalescas de Itapecuru, atrapalha o mercado informal aonde muitos destes trabalhadores contavam de ter uma renda extra  por conta festa carnavalesca e que diante dos fatos só quem perde e a cidade de Itapecuru pela terceira vez consecutiva com fim do carnaval de Itapecuru. 

Veja a integra da nota abaixo.


Distintos Itapecuruenses

Embora seja conhecedor da relevância das festividades carnavalescas, não só como cultura e lazer, mas também como grande incentivador turístico para o aquecimento da economia do nosso município, haja vista que foi na minha administração que itapecuru-mirim foi consagrado com título de melhor carnaval do maranhão, venho por meio desta nota, comunicar a todos os itapecuruenses a impossibilidade de realizar o carnaval com recursos públicos; decisão está muito difícil, mas a prudência como gestor público me impôs este imperativo.

A crise econômica do país e, consequentemente dos municípios, especialmente, Itapecuru-mirim, tão prejudicado por conta dos diversos débitos do passado, que a atual gestão foi obrigada a assumir o pagamento, parcelado, a fim de evitar um colapso na manutenção das atividades municipais, foi também fator determinante para esta decisão. Esses débitos já ultrapassam os 70 milhões de reais, cujo pagamento mensal é no valor de r$ 343.356,84 (trezentos e quarenta e três mil trezentos e cinquenta e seis reais e oitenta e quatro centavos) oriundos do fundo de participação dos municípios (FPM).

Embora o pagamento do funcionalismo esteja atualizado, é oportuno toda prudência, pois são instáveis os valores dos recursos financeiros municipais, portanto, não é justo nem sensato realizar as festividades carnavalescas sem a adequada condição financeira. Tentamos parcerias com a iniciativa privada, segmentos políticos, dentre outros, mas não conseguimos o êxito desejado.

Mesmo com essa tamanha crise econômica, manteremos, com a proteção divina, nosso entusiasmo em continuar trabalhando para o desenvolvimento harmonioso do nosso município.

Miguel Lauand Fonseca/Prefeito Municipal

Da redação