NO COMBATE AO MEDO

Autoridades falam sobre a preocupante situação da Segurança no município

Uma cidade que, definitivamente, não é mais a mesma. Assaltos, furtos, homicídios, grande consumo de drogas... O Itapecuruense já não se sente mais seguro em viver em uma cidade onde antes passeava-se por suas ruas com tranquilidade. O Itapecuru Agora conversou com autoridades municipais do legislativo e da segurança pública para saber como está a atual situação da cidade.

A Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Sebastiana Costa Cardoso afirmou que conversou com Prefeito Antonio da Cruz Filgueira Junior solicitando uma reunião dos Poderes Executivo e Legislativo com o Secretário de Segurança do Estado do Maranhão Aluísio Mendes, por causa da falta de contingente policial na cidade. A vereadora afirmou que outra reunião sobre o assunto serão realizadas em todas as localidades do município, iniciando-se pelo Povoado Entroncamento, no qual, ela espera contar com a presença do Promotor, da Juíza e da Polícia Militar, almejando ser definido qual caminho seguir para a solução do problema. “Itapecuru não pode continuar do jeito que está. É muito assalto”, disse Sebastiana.
O Major da Polícia Militar, Comandante da 8ª Companhia Independente, Goering José Ferreira da Silva Junior, nos contou que a situação é tranquila, mas que requer cuidados. Ele afirmou que já foram detidos 3 assaltantes de banco e que já impediram a fuga de outros 3 presos. Houve também a queda de 91% nos acidentes de motos, com nenhum caso de vítima fatal. Sobre a segurança no trânsito, o Major disse que apesar das críticas que a PM sofre por parte da população que alega que só se dá atenção ao trânsito, fato que ele nega veemente, as blitz tem cunho 100% educativo. “Os motoqueiros andam sem capacete, sem habilitação e na contramão. Não tem condição. Temos que fiscalizar”. Sobre a questão dos roubos, o Major disse que tem efetivo nas ruas fazendo fiscalização, mas, pediu mais atenção por parte da população. “Existem pessoas que fazem saques em bancos e saem de lá contando dinheiro na mão”. Para ele, esse é um ato que incita assaltos que, na verdade, não tem como finalidade dá prejuízo ao banco e, sim, ao cidadão.
O Delegado Regional Leonardo do Nascimento Diniz afirmou que problemas sempre existem, como o próprio tráfico de drogas, onde o combate está sendo feito, mas, tem se intensificado continuamente. Roubos e furtos são até praticados por usuários de drogas que abusam desse artifício para manter o vício. “Comparado a outras cidades, Itapecuru está bem, mas, é notório que ainda não é o ideal”, afirmou. Até esta data já houve 4 homicídios registrados, porém a solução do mesmo é dotada de muita dificuldade, já que as testemunhas dos casos se negam a depor temendo represálias. Sobre a Polícia Civil, o Delegado disse que primeiro se age com a investigação, mas, como a demanda é grande, a resposta nem sempre é a que a sociedade espera. “Hoje temos a custódia de 70 presos de justiça, ou seja, temos que trabalhar como Polícia Civil e Agente Penitenciário ao mesmo tempo. Uma preocupação em dobro”, ressaltou.
De fato todos admitem que a Segurança Pública precisa melhorar muito. Todas essas autoridades ouvidas confirmam que deve haver boa vontade, e, no que depender deles, os trabalhos serão intensificados.
Da Redação
Matéria Extraida  do site: http://www.itapecuruagora.com/