Prefeitura e Corpo de Bombeiros Militar implantam Projeto Bombeiro Mirim em Itapecuru-Mirim

Em Itapecuru-Mirim, crianças e adolescentes contam com mais uma alternativa para simultaneamente servir à coletividade e receber dela apoio para crescer e se formar. Trata-se do Bombeiro Mirim, projeto social lançado no último dia (12) no auditório da Prefeitura Municipal de Itapecuru, o projeto tem como principal objetivo preparar jovens cidadãos para o enfrentamento de situações de emergência no campo da segurança, disseminando a cultura de prevenção do Corpo de Bombeiros Militar de Itapecuru-Mirim (3CIBM).

O projeto social Bombeiro Mirim tem como objetivo proporcionar ensinamentos teóricos e práticos relacionados aos primeiros socorros; e tem como missão contribuir para a melhoria da população de nossa cidade, proporcionando condições favoráveis que auxiliem na formação integral das crianças, pré adolescentes e adolescentes de famílias em estado de vulnerabilidade social.Esse projeto tende oferecer atividades Voltadas para o aprendizado e o desenvolvimento de jovens e crianças tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, cooperação mútua, amizade, cidadania, entre outras.

Para o prefeito Magno Amorim o projeto Bombeiro Mirim e de grande importancia para os Itapecuruense,pois além de educar as crianças, elas vão aprender a ter noções de primeiros socorros. Segundo ele, a Prefeitura vai auxiliar na compra dos materiais utilizados e também na alimentação das crianças. “As questões sociais são primordiais no nosso governo, se a criança está feliz, a família vai estar em paz e com certeza a cidade será outra”, destaca.

Já o  Cap Patrício -Cmt da 3CIBM, diz que diante do contexto de degradação ambiental e do quadro de violência e criminalidade atual, a corporação assume, com o projeto, sua responsabilidade social. “O 3CIBM aproveita a convivência com crianças e adolescentes para disseminar conhecimentos na área de convívio social, despertando também a consciência coletiva de preservação do meio ambiente, noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, drogas e seus malefícios, cidadania, civismo e atividades recreativas”, esclarece.

Reportagem e Texto de Cristiano Dias