Homenagem do Dia:Wendel Lages homenageia cultura do MA na Assembléia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Maranhão homenageou, nesta quinta-feira (16), em sessão solene, a Companhia Barrica de Teatro de Rua, proposta apresentada pelo deputado Wendell Lages (PMN),  por conta da importância do grupo para a cultura popular maranhense. A sessão foi aberta pelo deputado Wellington do Curso (PSDB), que fez uma saudação especial aos brincantes e cantadores, e contou também com a participação do deputado Roberto Costa (MDB). 

Prestigiaram a solenidade o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues, que representou a Prefeitura de São Luís; o ex-deputado estadual José Jorge Soares, presidente da Cemar; o compositor Luiz Henrique de Nazaré Bulcão; empresário Pedro Róbson da Costa, representante da Fiema; Shirley Cunha, presidente das Associação dos Jovens Empresários do Estado; e o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão.

Ao justificar a homenagem, Wendell Lages disse que a Companhia Barrica ajuda a propagar a cultura popular maranhense há anos, para todo o mundo. “Na Companhia, interligam-se várias experiências, trabalhos comunitários e formas de expressão artísticas,  abrangendo canto, dança, música, literatura, artesanato e teatro de rua, há 18 anos”, contou.


“São diversos os ritmos e gêneros do grande cancioneiro popular maranhense que servem de base no processo de composição da Companhia Barrica. Como destaque, o ritmo do bumba meu boi, manifestação artística de identificação do povo maranhense por meio de toadas e sotaques dos bois de matraca da Ilha”, afirmou. 

José Pereira Godão e Luiz Henrique de Nazaré Bulcão, compositores do grupo, falaram em nome dos homenageados. De acordo com eles, a homenagem foi justa por conta do trabalho importante que a Companhia Barrica faz há quase quatro décadas. Eles fizeram uma saudação especial ao deputado Wendell Lages. Os dois contaram vários episódios que levaram ao sucesso do grupo.

Wellington e Roberto Costa também destacaram a homenagem e o trabalho da Companhia Barrica, que leva o nome do Maranhão para todo o mundo, propagando cultura popular e valorizando as brincadeiras maranhenses.Os cantores da Companhia Barrica, Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, entoaram "Lua cheia" e, com o grupo, adentraram o Plenário atraindo servidores e convidados. No encerramento, no Plenário, eles cantaram a música "Boi de Lágrimas" e, em seguida, apresentou-se no palco montado no hall de acesso ao Plenário.

Fonte: Agência Assembléia MA