Itapecuru-Mirim/MA:Nivel do rio Itapecuru marca 13 metros acima do nível normal e preocupa ribeirinhos

 Rio Itapecuru
Na manhã do último sábado (14) a população ribeirinha entrou em alerta no município de Itapecuru-Mirim por causa da elevação do nível no rio Itapecuru.De acordo com as escalas limnimétricas, as águas atingiram hoje a marca de 13,02 metros e tende a subir com a incidência das fortes chuvas em todo o Maranhão, especialmente nas cidades rio acima, como Caxias e Codó, que já apresentam pontos de alagamento em plena sede.

Ano passado, este nível foi alcançado um mês mais tarde, em abril. Isto pode ser um indício de que moradores de bairros às margens do rio já podem preparar uma possível retirada, caso as chuvas persistam nesta intensidade.Além do 11º Batalhão de Bombeiro Militar, a Agência Nacional das Águas, órgão federal, também monitora o volume do Itapecuru através de instrumentos modernos, como pluviômetros, que enviam dados coletados por uma estação instalada próximo à entrada da cidade via satélite para Brasília.

A Defesa Civil do município deve estar atenta à situação e traçar plano de ação que possa atender possíveis desabrigados, como locais com acomodações adequadas, estoque de alimentos, fornecimento de água e energia, saneamento básico e toda a estrutura necessária.

O poder público local, através da secretaria de assistência social, também tem que atentar-se para a elevação das água e, caso haja desabrigados, aprontar local para recebimento.

Do Site Itapecuru Notícias.