Hildo Rocha participa de Assembleia dos Agentes Comunitários de Saúde que tratou de conquistas e novos desafios da categoria

A convite do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Regional de Santa Inês, o presidente da Frente Parlamentar Mista em Apoio aos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias, deputado Hildo Rocha, participou da Assembleia da categoria que reuniu representantes de 12 municípios que integram a Regional de Santa Inês.  

Durante o encontro, realizado no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Inês (CDL), foram discutidas questões referentes às conquistas da categoria e desafios que exigem mobilização, união, articulação e muito trabalho para que os profissionais desse segmento da Saúde Pública possam exercer as suas atividades com maior eficácia. 

PEC 22: uma conquista histórica 

O deputado Hildo Rocha destacou que a aprovação da PEC 22, dispositivo que institui um piso salarial nacional da categoria, foi uma conquista histórica alcançada graças ao consistente trabalho liderado pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Conacs).  

“Tenho a satisfação de ter trabalhado, na condição de presidente da Frente Parlamentar em Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, para essa conquista importante. Foi uma luta árdua que contou com a participação de muitas pessoas. Destaco a atuação da nossa amiga Ilda Angélica, presidente da CONACS, liderança que fez um trabalho impecável, em âmbito nacional. Também eu não poderia deixar de reconhecer o importante papel desempenhado no âmbito estadual por nossa amiga Marleyde. Obviamente que outras lideranças regionais também contribuíram. Sem essa união, sem tanto esforço, sem persistência não teríamos alcançado essa vitória. Nós sempre acreditamos que seria possível aprovar essa PEC. Nós nos mobilizamos, envolvemos outros parlamentares nessa luta e, para nossa felicidade, conseguimos atingir os nossos objetivos. A PEC foi aprovada. Não foi fácil, mas a nossa luta valeu a pena”, enfatizou Hildo Rocha.  

Mobilização precisa ser mantida 

Hildo Rocha ressaltou que, em razão da importância do trabalho na saúde preventiva, os Agentes Comunitários de Saúde necessitam de mais apoio para que possam dispor de melhores condições de trabalho. 

“A luta em favor da PEC 22 mostrou o quanto é importante poder contar com o apoio de representantes no poder legislativo, tanto no âmbito estadual quanto no âmbito federal. Por isso, é importante que a categoria possa eleger parlamentares que tenham compromisso com a saúde pública do nosso país. Este ano nós conseguimos aprovar a PEC 22 mas precisamos assegurar maior participação da categoria nas decisões que acontecem nas esferas governamentais. Em outubro teremos eleições, será uma ótima oportunidade para elegermos representantes dos Agentes de Saúde para que as conquistas da categoria possam acontecer com maior rapidez”, argumentou Hildo Rocha.  

Gratidão 

A presidente da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde (FEMCAS), Marleidy Barnabé, destacou o trabalho que o deputado Hildo Rocha tem feito na Câmara Federal, em prol da categoria.  

“Nós, Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias do Maranhão, e de todo o Brasil, somos muito gratos ao deputado Hildo Rocha pelo trabalho que ele tem feito, no Congresso Nacional, em defesa da nossa categoria. É importante assegurarmos a permanência do deputado Hildo Rocha na Câmara dos deputados a fim de que possamos continuar contando com o apoio do legislativo nas lutas em prol de melhores condições de trabalho dos nossos colegas que são a base da saúde pública”, enfatizou Marleyde. 

Informações da ASCOM Deputado Hildo Rocha