Escolas estão fechadas, mas Prefeitura de Santa Rita tem mais de 75 milhões e meio de Fundeb para receber em 2024

Por: Blog  Ponto de Vista (Texto e Fotos)


Faltando três meses para o fim do primeiro semestre de 2024, a maioria das crianças do município de Santa Rita não iniciou o ano letivo. Além dos prejuízos no processo de ensino-aprendizagem, muitos alunos pertencem a classes de baixa renda e necessitam da merenda escolar em suas dietas alimentares. Os estudantes dos povoados da zona rural são os mais prejudicados com a negligência da administração do prefeito Hilton Gonçalo. Um exemplo é o povoado Santa Luzia que tem uma única escola, mas as portas permanecem fechadas e sem nenhuma comunicação ou justificativa para a comunidade.

O mais grave é que os fartos recursos para a Educação municipal estão sendo jorrados com força para os cofres da Prefeitura, porém, sem a correta aplicação. De fevereiro até março, a gestão Gonçalo já recebeu do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a quantia de 303 mil, 514 reais e 40 centavos. Sem aulas, sem recreio, onde está indo parar parte significativa desta verba? .

São milhões de reais recebidos pelo município. De acordo com informações da própria Confederação Nacional dos Municípios (CNM), as estimativas da receita total do Fundo Nacional de Manutenção, Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Professores (Fundeb) para Santa Rita, em 2024, é 75 milhões, 535 mil, 77 reais e 37 centavos: uma fortuna para manter escolas fechadas. Somente de complementação do Valor Anual por Aluno (VAAF), de janeiro até março, a Prefeitura já recebeu o total de 3 milhões, 782 mil, 144 reais e 75 centavos como mostram os documentos. E sem cumprir a determinação do Ministério da Educação, de pagar o reajuste salarial de 3,62% aos professores.

Veja: https://www.cnm.org.br/informe/estimativa_fundeb

Santa Rita permanece sem aulas, sem merenda e sem reajuste salarial obrigatório por lei, mesmo com milhões de reais sendo recebidos do Governo Federal.

E o pior: pesquisas indicam que um aluno sem aulas tem comprometido o desenvolvimento progressivo do aprendizado.  Isso não prejudica somente a criança, mas também o trabalho do professor no planejamento e na reposição das aulas que não aconteceram. Prejudicar as futuras gerações de Santa Rita, com tanto recurso em caixa, além de lamentável é vergonhoso.