Luiza Calvet cresce na disputa contra sobrinho do prefeito de Santa Rita/MA

Por :Cristiano Dias/Fonte e texto: Ponto de vista Blog.com

Aliados do prefeito Hilton Gonçalo já começam a deixar o grupo para a apoiar a pré-candidata

A vereadora e pré-candidata a prefeita de Santa Rita, Luiza Calvet, tem se destacado na política do município e começa a tirar o sono do grupo político do prefeito Hilton Gonçalo, que tem planos de eleger um sobrinho como seu sucessor. 

Luiza tem apenas 30 anos, mas já contabiliza 12 anos na política do município. Ela iniciou na vida pública em 2012, com 18 anos, ocasião em que foi eleita, no município, a vereadora mais jovem do Maranhão e a segunda parlamentar municipal mais jovem do Brasil. Aos 22 anos, foi nomeada secretária municipal da mulher, considerada a mais atuante da época. É formada em Direito e tem o DNA na política: seu avô foi prefeito, seu pai foi vereador e presidente da Câmara Municipal e seus tios foram prefeitos.

Em menos de duas semanas, a pré-candidata conseguiu arregimentar duas forças políticas da oposição, o vereador Uthan Avelino e o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Márcio Rezende, ambos filiados ao partido do prefeito, o PMN, e membros do grupo político da situação. Luiza Calvet conta ainda com o apoio do ex-vereador Irmão Reginaldo e do ex-prefeito Tim Ribeiro, além de outras lideranças.

“A minha família vem de uma tradição política, desde criança eu sempre convivi na boa política, aquela que sempre buscou fazer o melhor pelo povo”, explicou esta semana, em uma entrevista à rádio web do canal BNC Notícias.

Com coragem de enfrentar o poderio dos Gonçalo, que comandam duas prefeituras, Santa Rita e Bacabeira, e querem agora eleger dois sobrinhos para continuar no poder, a jovem líder denuncia problemas graves no município como falta de medicamentos no hospital, pessoas sem atendimento porque a ambulância esteva sem gasolina, o fechamento de algumas escolas faltando três meses para acabar o primeiro semestre do ano letivo, o calote dado nos professores, que nunca receberam o reajuste salarial de 3,62% determinado pelo MEC, dentre outros.

“A educação é o meio mais importante de transformação social e ela não pode ser negligenciada”, protesta.

Como vereadora, tem apresentado diversos requerimentos e proposições solicitando melhorias ou soluções para problemas da cidade, mas tudo tem sido rejeitado com frequência. Ela conta que foi chamada por uma comunidade para solicitar iluminação e serviços de capinagem de uma quadra abandonada. Como a administração do prefeito não deu ouvidos aos apelos, ela mesma mandou capinar e colocar luz na área. Depois disso, passou semanas recebendo fotos dos meninos jogando bola na quadra, pelo WhatsApp, com as mensagens: “obrigada, tia”

“Santa Rita precisa voltar a sorrir novamente. Nosso município está estagnado”, diz com um sorriso de renovação no rosto.