Conferência de Saúde em Itapecuru Mirim discute políticas para populações vulneráveis

O município de Itapecuru Mirim (MA), sediou nesta quinta-feira (21/08) a 14ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no Itapecuru Social Clube. O evento reuniu gestores, profissionais da saúde, conselheiros e representantes da sociedade civil para discutir diretrizes e soluções voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

O prefeito Fellipe Marreca destacou a importância do encontro como um espaço democrático de construção coletiva.

“É um evento em que vamos traçar diretrizes, discutir e buscar soluções para a saúde. O tema deste ano é fundamental, porque trata da equidade, da atenção especial às comunidades quilombolas, ribeirinhas e demais populações em situação de vulnerabilidade. A prefeitura trabalha para que as políticas públicas cheguem na ponta, alcançando todos os cidadãos”, afirmou o gestor.

A superintendente de Atenção Primária, Raíssa Maria, também ressaltou o caráter participativo da conferência.

“Este é um espaço legítimo de diálogo, reflexão e escuta, onde diferentes olhares se reúnem para identificar desafios e propor soluções. O resultado fortalece as políticas públicas de saúde e impacta diretamente na vida da comunidade”, explicou.

Com o tema “Fortalecer o SUS nos territorios de vulnerabilidade:Equidade,Participação Social e garantia de direitos para quilombolas,ribeirinhos e população geral”, a conferência abordou as necessidades específicas de quilombolas, ribeirinhos, povos de matriz africana, comunidade LGBTQIA+ e demais minorias sociais. As propostas debatidas serão sistematizadas e encaminhadas para as etapas estadual e nacional, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas de saúde.

Da Redação – Cristiano Dias
Registro Profissional nº 0001652 – SRP/MA
Informações: ASCOM / Prefeitura de Itapecuru Mirim