Importância de dar passagem a veículos de emergência em Itapecuru Mirim/MA

Diante do crescente número de acidentes, incêndios e resgates na cidade, torna-se necessário reforçar a importância de que os condutores detenham a marcha e cedam passagem, facilitando a locomoção de viaturas de emergência pelas ruas. A medida é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a sua infração pode resultar em penalidades.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, uma das principais dificuldades enfrentadas em Itapecuru Mirim durante atendimentos é justamente a falta de compreensão dos motoristas, seja a caminho de um resgate ou no transporte de pacientes para o Hospital Adélia Matos.

“Em casos de traumas, como acidentes de trânsito, um veículo de resgate é direcionado imediatamente ao local. Já em situações de incêndios ou ocorrências mais graves, é necessário o uso do Auto Bomba Tanque (ABT), que transporta cerca de 6 mil litros de água”, explicou o Tenente Yan, do 11° BBM.

O oficial ainda reforçou que, além de ser obrigado a liberar passagem, o condutor não pode se aproveitar do espaço deixado pelas viaturas para segui-las logo atrás, prática que configura outra infração de trânsito, conforme o artigo 190 do CTB.

Dessa forma, é essencial que os motoristas tenham empatia e consciência. Cada minuto pode ser decisivo para salvar vidas e trazer alívio a familiares que aguardam o socorro. Respeitar as regras e facilitar a passagem dos veículos de emergência é um ato de cidadania, legalidade e humanidade.

Da Redação – Cristiano Dias
Registro Profissional nº 0001652 – SRP/MA
Informações: Itapecuru Informa (Facebook)