Itapecuru Mirim recebe Carreta SESC Saúde Mulher com atendimentos até 29 de agosto

A cidade de Itapecuru-Mirim está recebendo, até o dia 29 de agosto, a Carreta SESC Saúde Mulher, projeto itinerante que oferece mamografias e exames preventivos (Papanicolau) gratuitamente à população feminina. 

A ação é fruto de uma parceria entre o SESC e a Prefeitura Municipal de Itapecuru, que tem como objetivo de promover a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.

De acordo com a assistente social Regina Carvalho, os atendimentos seguem os critérios do protocolo nacional de rastreamento. Podem realizar mamografia mulheres com idade entre 40 e 69 anos, e o exame preventivo é destinado a mulheres de 20 a 64 anos.

Nesta primeira semana, os exames estão sendo feitos por livre demanda — ou seja, basta comparecer diretamente à carreta com os documentos necessários. A partir da próxima semana, os agendamentos passarão a ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Para o atendimento, é necessário apresentar:

Documento de identidade com CPF;
Cartão do SUS;
Comprovante de residência.

Os horários de atendimento são os seguintes:

Segunda-feira: das 13h às 17h;
Terça a quinta-feira: das 7h30 às 17h (com intervalo para almoço das 12h às 13h);
Sexta-feira: das 7h às 13h.

A carreta oferece 24 vagas por exame nas segundas-feiras à tarde e sextas-feiras pela manhã. Já nas terças, quartas e quintas, estão disponíveis 18 vagas por exame por turno.

Regina Carvalho destacou que não é necessário encaminhamento médico para a realização dos exames dentro das faixas etárias estipuladas. Ela também ressaltou o impacto positivo da ação na cidade:

“Temos estrutura, equipe técnica qualificada e estamos aqui para oferecer um atendimento digno às mulheres. Compareçam com os documentos, pois os exames podem salvar vidas”, afirmou.

O projeto SESC Saúde Mulher é reconhecido por levar serviços essenciais de prevenção à saúde para municípios de todo o país, com atenção especial à população feminina em situação de vulnerabilidade. Em Itapecuru Mirim, a expectativa da organização é alcançar a meta de atendimentos, contemplando mulheres tanto da sede quanto da zona rural.

Da Redação – Cristiano Dias (Jornalista)
Registro Profissional nº 0001652 – SRP/MA
Informações: ASCOM / Prefeitura de Itapecuru Mirim