MAESTRO JOAQUIM HENRIQUE ARAÚJO
A Academia Itapecuruense de Ciência, Letras e Artes - ARTES, fundada em 07 de novembro de 2011, tendo como objetivo primordial, a preservação da memória cultural itapecuruense; estimular e perpetuar tradições literária, o amparo às manifestações de natureza cultural, inclusive nas áreas de Ciências e Artes, uma vez que contempla várias categorias de produtores culturais, como: escritores, jornalistas, historiadores, poetas, folcloristas, artistas plásticos e gráficos, compositores, pintores e outros.
Ilustres figuras fazem parte da AICLA como: Benedito Buzar, Padre Raimundo Meireles, Tarcísio Coelho, William Amorim, Dona Santinha, Benedita Azevedo, Jucey Santana, Benedito Coroba, Zé Paulo, Raimundo Filho, Geraldo Lopes, Zé Jorge, Francisco Araújo, Inaldo Lisboa, Nonato Lopes, Renêr Bandeira, Moaciene Lima, Beto Diniz, Alberto Júnior, Allisson Rilkt, Teotonio Fonseca, Júnior Lopes Josemar Lima, Leomar Amorim, Socorro Polary entre outros, perfazendo o número de 34 Acadêmicos.
A Academia foi fundada com 40 Cadeira Patroneadas por itapecuruenses que se destacaram como expoentes na Cultura, Artes ou que prestaram relevantes serviços ao município, para citar alguns: Gomes de Sousa, Viriato Correa, Cônego José Albino Campos, Ozman Coelho, Graciete Cassas, João Rodrigues, João Lisboa, Mariana Luz, João Silveira, Leonel Amorim, Luis Bandeira, Zuzu Nahuz, Salomão Fiquene, Henrique Leal, Joaquim Araújo, Nonato Araújo, e outros grandes benfeitores da nossa terra.
Dentro dos objetivos de projetar e perpetuar a memórias dos Patronos, este mês de março a AICLA homenageia, JOAQUIM ARAÚJO através do Professor Francisco Araújo, Membro Fundador.
JOAQUIM ARAÚJO
Maestro de Banda musical JOAQUIM ARAÚJO, nasceu em agosto de 1894 e faleceu em 29 de março de 1988 aos 94. Foi um homem de muita cultura para sua época, considerado multifuncional pela sua versatilidade profissional, atuando em vários seguimentos.
Como MILITAR - recebeu a Patente de Alferes do 41º Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional com lotação na Regional de Itapecuru Mirim. (a Patente de “Alferes” correspondia a Categoria de Segundo Tenente na Corporação)
Como PLANEJADOR URBANO - idealizou e produziu desenho à mão um traçado urbanístico do município , preocupado com o crescimento demográfico da cidade, definindo as áreas, ruas, praças de acordo com a densidade de cada área, um projeto de interesse coletivo, buscando alcançar melhor qualidade de vida e embelezamento da cidade, sabendo-se, segundo o historiador Benedito Buzar que só veio a ser alterado na década de 40 com a reforma urbanística do prefeito Bernardo Tiago de Melo .
Exerceu o mister de ALFAIATE por muitos anos quando emprestava sua arte costurando para a sociedade itapecuruense, quando também ensinava o “ofício” a muitos jovens encaminhados pelos pais para aprender uma profissão.
Como MÚSICO - A música era sua grande paixão da família. Aprendeu a tocar desde muito cedo, vários instrumentos. Organizou uma Banda que animava as festas Cívicas, Carnavalescas, Festejos Religiosos, e festas particulares. Também foi professor de Música de várias gerações de jovens. Lecionou Música também nas cidades de Codó e Anajatuba.
“Foi grande instrumentista, e professor de música, era honesto, inteligente e trabalhador: gente muito boa” comenta o veterano amigo Jamil Mubarack.
É PATRONO DA ESCOLA DE MÚSICA criada em 08 de outubro de 1989 que funciona na CASA DA CULTURA PROFESSOR JOÃO SILVEIRA. Este ano a Escola está com uma média de 150 alunos distribuídos nas modalidades de violão, sopro, canto e teclado, tendo Silas Gomes como Coordenador Musical e Professor e ainda Geovane Arouche, Carlos Magno e Francisco Chaves como Instrutores Musicais, e José Santana como Coordenador. Maria de Fátima Araújo é a Diretora da Casa.
“A memória do meu Pai é minha inspiração diária” Fala Júlio Araújo ( Beliska) seu filho olhando fotografia do Mestre.
JOAQUIM ARAÚJO teve seu mérito reconhecido pela ACADEMIA ITAPECURUENSE DE CIENCIAS, LETRAS E ARTES – AICLA sendo Patrono da Cadeira n° 25
ACADÊMICO FRANCISCO JOSÉ ARAÚJO - CADEIRA 25
PROFESSOR FRANCISCO JOSÉ ARAÚJO nasceu em 04 de outubro de 1966 Filho de Izaura Nogueira de Araújo, Estudou no Grupo Escolar Gomes de Sousa, posteriormente Ginásio Bandeirantes e mais tarde Liceu Maranhense em São Luis.
O Acadêmico sempre foi destaque como estudante, tendo iniciados seus estudos, no Grupo Escolar Gomes de Sousa, em seguida no Ginásio Bandeirante. Na adolescência foi residir em São Luis onde concluiu o ensino Médio no Liceu Maranhense.
FORMAÇÃO:
O Professor é Licenciado em Ciências Religiosas pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão - IESMA; é Bacharel em Ciências Sociais e em Direito pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Recebeu titulações de Mestre e Doutor pela Universidade Estadual Paulista UNESP.
CARGOS:
Primeiro Diretor do curso Ciências Sociais da UEMA, Professor Adjunto da UEMA e Professor do CEUMA, Membro da Associação Brasileira de Sociologia e da Associação Brasileira de Ciências Políticas. Foi Diretor do Curso de Direito da UEMA. Foi Vice Presidente do Sindicato dos Sociólogos do Maranhão, atualmente Membro do Conselho de Ética da Federação Nacional de Sociologia. Tem textos publicados em livros, revistas e jornais, e trabalhos apresentados em diversos encontros, seminários e Congressos e é o feliz pai de Cosme Rafael Araújo.
Pele sua vida dedicada a Educação e o amor à sua Terra Natal, deu-lhe o aval para sua entrada nesta Academia, sendo MEMBRO FUNDADOR DA CADEIRA Nº 25
Obs: Informações da Academia, consultas sobre Membros e Patronos – 98 8811 7455 / 88357030