MATÕES DO NORTE: A verdade sempre prevalecerá contra a mentira - ENTENDA COMO FUNCIONA O PDDE

Por Abimael Costa

Causou estranheza a forma baixa, vil, acintosa e criminosa com que um conhecido grupo "político" em ampla decadência atacou e agrediu a gestão municipal. 

Mostrando total desconhecimento dos fatos e uma preocupante e perigosa ignorância no que se refere ao Direito Penal e aos tramites e protocolos que regem a administração pública, o grupo tenta levianamente acusar a secretária de educação, Erlone Mendes de em conluio com servidores da educação se apropriar de recursos públicos oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE -.

Os denunciantes fajutas, esqueceram de citar, ou omitiram de forma proposital no mal escrito e incoerente texto algumas informações importantes e cruciais que fundamentassem a malfadada acusação. 

A bem da verdade e da transparência; e com base nos princípios que regem a administração pública, que são: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, transcrevemos abaixo os dados omitidos pelo pseudo denunciantes:

01 - Todos os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE - são creditados em Contas Correntes das escolas e só podem ser movimentados pelos diretores das  instituições de ensino, através de cheques nominais.

02 - A movimentação das contas, todos os extratos estão disponíveis para consulta na Secretaria Municipal de Educação.

03 - Através do link https://www.fnde.gov.br/sigefweb/index.php/liberacoes/resultado-parcial/ano/2018/municipio/211740/programa/02/tipoEntidade/todos/esfera/particular  é possível consultar os valores creditados para cada escola e a data do crédito.

04 - O processo de compra utilizando recursos do PDDE é feito de forma transparente e pública, através de tomadas de preços, fato que contribui para a demora da conclusão das compras. 

05 - Em recente reunião realizada na Câmara Municipal, com a presença dos vereadores, de todos os diretores escolares e da secretária de educação, foram apresentados todos os extratos que comprovam a lisura na movimentação dos recursos do PDDE.

06 - Como forma de simplificar, modernizar e tornar mais transparante o PDDE em Matões do Norte, ficou acertado que os diretores passarão a fazer as compras de forma individual, cada escola fará sua negociação à parte, ou seja, os diretores negociarão direto com os fornecedores. 

07 - A segunda parcela do PDDE foi creditada para a maioria das escolas em  21 de setembro, portanto os valores ainda estão nas contas e nenhum pagamento foi efetuado, uma vez que os processos de compras ainda estão em andamento.    

08 - Por fim a administração municipal repudia a forma vil, desonesta e criminosa com que o grupo derrotado vem atacando a gestão popular e participativa que mudou a forma de governar e administrar Matões do Norte.

09 - Ao passo em que reafirma a disposição em prosseguir combatendo as mentiras, boatos, inverdades e calúnias propagadas por aqueles que foram reprovados e rejeitados nas urnas e estão em pleno processo extinção.